Como fazer a emissão do boleto IPVA MG 2021? Veja aqui!

O IPVA MG faz parte dos impostos automotivos obrigatórios que são cobrados todos os anos e ele tem uma importância muito grande na regularização dos veículos: sem o valor IPVA MG 2021 pago, é proibido fazer o licenciamento.

Os valores do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores são diferentes e se baseiam em fatores como tipo de combustível usado e se são carros particulares ou usados para trabalho. O governo mineiro oferece três datas para que você pague o imposto.

IPVA MG

O dinheiro correspondente ao IPVA MG é usado em diversas secretarias estaduais e para muitas finalidades, nem todas elas associadas ao trânsito. Isso significa que dá para usar o valor desse imposto para compra de material para escolas e creches, compra de remédios, reforma de espaços públicos, etc.

No entanto, existem divisões com relação à verba arrecadada com o IPVA MG e ela funciona assim: metade do valor fica com o a Prefeitura que corresponde à placa; 25% do dinheiro é recebido pela União (Governo Federal) e outros 25% ficam com o governo mineiro.

É válido relembrar que a falta de licenciamento (motivada, muitas vezes por dívidas de IPVA) faz com que se possa receber 7 pontos na carteira. Inclusive, o veículo pode ser rebocado e a diária dele no pátio do Detran cobrada.

Uma observação: mesmo com todos os gastos mencionados, o dono do veículo que está sem licenciamento e com dívidas de IPVA também recebe uma multa de R$ 293,47. Para concluir, pagar o Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor é fundamental até mesmo para economizar.

Consultar IPVA MG

A consulta do IPVA MG tem como finalidade mostrar aos donos de veículos o valor do seu imposto e se tem cotas anteriores em atraso. Todos os débitos que estiverem associados ao veículo serão apresentados nessa consulta e o responsável deverá contatar a Secretaria Estadual da Fazenda ou o Detran MG.

Se você está se preparando para os gastos automotivos do começo do ano e quer descobrir de imediato o valor do seu IPVA 2020, basta fazer a consulta da forma que segue:

  • Clique aqui para entrar no site da Secretaria Estadual da Fazenda;

  • Escolha 2020 no campo “Ano de exercício”;


  • Informe o número do Renavam;

  • Clique em “Não sou um robô” e em “Continuar”

Os postos de atendimento presencial do Detran MG constituem outra forma de consultar o valor do IPVA MG.

Calendário de pagamento do IPVA MG

O calendário de pagamento do IPVA MG é consultado quando você usa o passo a passo acima: além de ficar sabendo de débitos e poder imprimir as guias de pagamento, você conseguirá também visualizar as datas de vencimento.

Cabe lembrar que esse imposto pode ser pago, normalmente, em três vezes ou em cota única. As datas de vencimento, no entanto, são determinadas a partir do número final da placa de cada veículo.

Onde pagar o IPVA MG

A Secretaria Estadual da Fazenda de MG tem alguns bancos credenciados nos quais você pode quitar as suas guias de IPVA 2020. No entanto, algumas informações são importantes:

  • As agências bancárias recebem o imposto de todos, ou seja, até de quem não tem conta lá;

  • No caso citado acima, o pagamento acontece nos guichês de atendimento;

  • Para os correntistas, o IPVA MG pode ser quitado por meios eletrônicos também;

  • Os bancos credenciados são: Banco Postal (Correios), Mais BB, Bradesco, Itaú, SICOOB, Caixa Econômica Federal, Santander, Banco Mercantil do Brasil e Banco do Brasil.

Para informações referentes ao recebimento do IPVA MG, você pode entrar em contato com o Detran ou pedir ajuda nas próprias agências bancárias, levando a guia de pagamento.

Alíquota IPVA MG

Para estabelecer o valor do IPVA MG, a SEF utiliza certas alíquotas e elas variam de acordo com a utilidade do veículo, dentre outras coisas. As alíquotas usadas wm 2020 para a definição desse imposto são as seguintes:

  • 3% sobre o valor do veículo - furgão e veículos de carga;

  • 4% sobre o valor do veículo - utilitários, automóveis e camionetes;

  • 1% sobre o valor do veículo - micro-ônibus, ônibus, vários tipos de caminhões e veículos que empresas alugam para consumidores;

  • 2% sobre o valor do veículo - motocicletas e similares

Como entrar em contato com o Detran MG

Você pode perguntar tudo o que desejar sobre o IPVA MG usando os contatos do Detran mineiro. Clicando aqui, você verá formulário para atendimento virtual, toda a rede Fale Conosco e os endereços de cada unidade.

Conclusão

O Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor é de extrema importância para a manutenção de diversos serviços públicos em Minas Gerais. São quatro tipos de alíquota e o cálculo sempre se baseia no valor de mercado do veículo.

Nós agradecemos muito a leitura do artigo e recomendamos que você mantenha o IPVA MG em dia para evitar multas e pontuação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resumo da Teoria de Darwin, a teoria da evolução das espécies

Pressão atmosférica - O que é e como calculá-la

Como são classificados os animais? Veja aqui as principais formas