Como fazer para estudar no Cederj?



Como fazer para estudar no Cederj?


O Cederj (Centro de Educação à Distância do Estado do Rio de Janeiro) é um consórcio formado por oito instituições de ensino cariocas – um centro universitário e sete universidades públicas. Se você tem interesse em estudar no Cederj, continue a leitura para conhecer mais sobre a instituição.


O consórcio oferece cursos de graduação à distância e semipresencial para estudantes de todo o Estado, e é gerenciado pela Fundação CECIERJ. Uma vantagem é que os alunos formados pelo Cederj recebem o diploma da universidade conveniada, sendo que este tem o mesmo valor que os dos cursos presenciais.


Isso ocorre porque são os professores dessas instituições que ficam responsáveis pelos projetos políticos e pedagógicos, conteúdos, tutoria e avaliação dos cursos do consórcio.


Os interessados em estudar no Cederj devem seguir procedimentos semelhantes aos de entrada em qualquer outra faculdade. Ou seja, é necessário prestar o vestibular da instituição ou utilizar a nota na edição mais recente do Enem para ser aprovado.


O vestibular do Cederj ocorre duas vezes por ano: no primeiro e no segundo semestre. Para ingresso no primeiro semestre, é comum que as provas ocorram em novembro do ano anterior, sendo que as inscrições para o vestibular costumam acontecer entre setembro e outubro.


Uma das vantagens do procedimento de inscrição é que ele pode ser feito totalmente online pelo site do Instituto Selecon (https://selecon.com.br/concursos/vest-cederj-2020-2/). Por outro lado, há uma taxa de R$ 69,00 que deve ser paga para confirmação de cadastro. Mas o Edital do Concurso tem condições de solicitação de isenção desta taxa, por isso vale a pena conferir quem tem direito.


Por se tratar de cursos de ensino superior, podem se inscrever no Cederj apenas quem já finalizou o Ensino Médio. E como cada curso tem suas especificações, é importante conferir o edital do curso de interesse para saber se há alguma exigência para ingresso.





O curso de Tecnologia em Segurança Pública, por exemplo, é restrito para profissionais ativos da Segurança Pública.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resumo da Teoria de Darwin, a teoria da evolução das espécies

Pressão atmosférica - O que é e como calculá-la

Como são classificados os animais? Veja aqui as principais formas