Adiamento de Vestibulares - Alteração dos calendários de Faculdades e Universidades [Inscrição 2]


Por conta da pandemia de coronavírus, o ano de 2020 ficará marcado por conta de suas várias alterações em acontecimentos tradicionais. Entre os eventos que sofreram alteração de datas por conta da necessidade de distanciamento social estão os adiamentos de vestibulares de faculdades e universidades por todo o país.

Das públicas às privadas, todas as instituições de ensino foram atingidas de alguma forma pela crise de saúde e obviamente que o calendário de vestibulares também teve que se adaptar às recentes necessidades.

Em especial as Universidades que dependem de vestibulares presenciais, tiveram que adiar seus concursos em alguns meses na esperança de que até lá o pior da pandemia já tenha cessado. 

Não diferente das instituições de ensino, o ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio também sofreu com alterações de data depois de uma gigantesca pressão dos alunos e sociedade sobre o MEC. Isso porque, segundo eles, com a suspensão de aulas presenciais nas escolas, muitos alunos, principalmente os mais pobres, tiveram os conteúdos de estudo seriamente prejudicados. Dessa forma esses alunos estariam em desvantagem competitiva com aqueles candidatos que conseguiram manter seus conteúdos em dia. 

Acertadamente, após muita discussão, o Ministério da Educação acatou as reivindicações e adiou o Exame. Até o momento as duas etapas estão previstas para acontecer em janeiro de 2021 e essa alteração sem dúvidas, também pesou na decisão de mudanças das faculdades e universidades do país. 

Claramente os mais afetados por tudo isso foram os estudantes. Muitos que esperavam ter feito os vestibulares de inverno tradicionais do meio do ano, tiveram também que adiar o ingresso nas instituições que pretendiam se candidatar. Muitos outros, alunos de escola pública, ainda não sabem como ficará a situação de suas graduações no ensino médio que talvez fiquem apenas para o ano que vem.

A única certeza até o momento é que os adiamento tiveram que acontecer e que essa foi a melhor decisão para evitar que o caos perdure por ainda mais tempo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resumo da Teoria de Darwin, a teoria da evolução das espécies

Pressão atmosférica - O que é e como calculá-la

Como são classificados os animais? Veja aqui as principais formas