Resumo da Teoria de Darwin, a teoria da evolução das espécies


A Cada 12 de fevereiro, comemoramos o Dia de Darwin. Por quê? É a data em que nasceu o que é considerado o pai da teoria da evolução, para além do "pater" da biologia. Por isso mesmo, ao longo de todo o mundo, milhares de instituições, coletivos e particulares fazem algo para comemorar o incrível trabalho deste naturalista centenas de anos atrás. Por isso mesmo, hoje nos unimos à celebração com este pequeno guia para entender a teoria da evolução.


O que é a teoria da evolução de Darwin?


A teoria da evolução é como se conhece a um corpus, ou seja, um conjunto de conhecimentos e evidências científicas que explicam um fenômeno: a evolução biológica. Esta explica que os seres vivos não aparecem do nada, porque sim, mas que têm uma origem, e que vão mudando pouco a pouco.

Às vezes, essas mudanças fazem com que um mesmo ser vivo, ou ancestral, surgem dois outros diferentes, duas espécies. Estas duas espécies são bastante distintas, como para poder reconhecê-las separadamente e, sem dúvida. As mudanças graduais são conhecidos como evolução, pois o ser vivo muda para algo diferente. 



Como Darwin criou sua teoria?


O processo de desenvolvimento de suas idéias foi, como na maioria das grandes descobertas científicas, lentos e laboriosos. E teve sua origem nas investigações que Darwin começou a se realizar quando era muito jovem, após verificação de que a medicina, a profissão de seu pai, não era o seu, o que se convenceu depois de assistir a um par de operações no hospital de Edimburgo. 

Começou, então, a estudar história natural na universidade de Cambridge e no ano de 1831, quando tinha 22 anos, surgiu-lhe a grande oportunidade de sua vida ao ser convidado para participar como um cientista na expedição naval do Beagle, que tinha como principal objetivo mapear as costas da américa do Sul. A viagem, que era para durar dois anos, prolongou-se até cinco; e foi a chave para sua posterior obra científica, já que lhe permitiu recolher todo o tipo de materiais e realizar numerosas observações que serviriam de base para sua teoria da evolução.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teocentrismo - Definição e Exemplos do que é ser teocentrico

Pressão atmosférica - O que é e como calculá-la