Como são classificados os animais? Veja aqui as principais formas

Os animais podem ser classificados de acordo com diferentes categorias, quais são vertebrados ou invertebrados, pela sua forma de nascer, pela sua alimentação e com o meio em que vivem.

O estudo dos animais é abordado por diferentes ciências, as quais dedicam-se à observação e avaliação de seus processos celulares, do desenvolvimento orgânico, de reprodução e de sobrevivência.

São uma das espécies de maior interesse reporta para a ciência, considerando que representam uma densidade demográfica populacional de grandes magnitudes, sendo isto motivo suficiente para que todo estudo referente aos mesmos salve conotações de prioridade científica. Tal uso da biologia só se desenvolveu graças a teoria da evolução, de Darwin .

Por ter ou não coluna vertebral

Vertebrados


São aqueles que apresentam uma estrutura óssea interna, a biologia costuma estabelecer-se como ponto de distinção da coluna vertebral, a partir da qual se formam outras articulações.

De tal modo que a presença de um corpo ósseo permite a distinção de cabeça e pontas.

Invertebrados


Por total contraste com os vertebrados são aqueles que se encontram desprovidos de uma coluna vertebral, com efeito, os mesmos dispensam qualquer tipo de estrutura óssea, de tal modo que não é possível distinguir partes do corpo.

Por sua alimentação

Herbívoros


Animais cuja principal alimentação é a ingestão de plantas e seus derivados.

Carnívoros


Grupo da espécie animal cuja principal ingestão reside na carne, sendo a maioria deles, os grupos predominantes na cadeia de sobrevivência animal.Onívoros.

Conjunto de animais, cuja alimentação versa em carne e em vegetais, costuma ser uma espécie animal muito limitada, não obstante, mudanças climáticas e ameaças para o reino animal são deslocados para os animais, a terra em que se viram na necessidade de comer tanto carne como plantas.

Pelo ambiente em que vivem


Terrestre


São todas as espécies que podem viver, se desenvolver e evoluir acima da superfície, de modo tal que obtêm o oxigênio do ar que existe no ambiente.

Aquáticos


São aqueles que sobrevivem abaixo da superfície, mas na água, de tal modo que sobrevivem por oxigênio que se encontra nas partículas do mesmo líquido.


Estes organismos apresentam condições estruturais muito diferentes daqueles que vivem na superfície, apresentando inclusive mecanismos de defesa diferentes, destacando-se pela presença de escamas em seus corpos que lhes permitem absorver o oxigênio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pressão atmosférica - O que é e como calculá-la

Teocentrismo - Definição e Exemplos do que é ser teocentrico

O Trabalho escravo no Brasil - Dados importantes