independência do Brasil - Como aconteceu?


É interessante notar que todo o contexto criado naquele quadro famoso não é totalmente verdade. Além disso o dia 7 de setembro é apenas simbólico não exatamente nesse dia que foi proclamada a independência do brasil. Então afinal, como aconteceu a independência do Brasil?

A independência do brasil começou na verdade em 1807. Quando Napoleão com o seu exército aterrorizava Portugal. Por isso os portugueses resolveram mudar sua sede de Portugal para o Brasil. Vindo de Portugal até o aqui vieram todo caminho escoltados por navios da frota britânica.


É importante notar essa mudança de Dom João XI para o nossas terras para entender bem como aconteceu a independência do Brasil. É interessante ainda notar que vieram para cá nessa migração apenas a alta sociedade portuguesa. Cerca de 10 mil pessoas entre elas ministros, professores, médicos e juízes por exemplo.

Como aconteceu a independência do Brasil de fato

Primeiramente é importante destacar essa migração da alta sociedade portuguesa para o Brasil. Nessa viagem aconteceram uma série de surtos de doenças. Além disso a falta de comida e um surto de piolho fizeram da vinda até aqui aterrorizante para os tripulantes.

A família real chegou ao Brasil primeiro em 22 de janeiro de 1808, Bahia. O segundo navio que se separou do primeiro devido ao clima muito ruim e as fortes marés. Chegou muito tempo depois, porém foi direto para o Rio de Janeiro. Esses são alguns fatores importantes sobre como aconteceu a independência do Brasil.

O que interessante notar ainda sobre essa migração. É que a independência do Brasil aconteceu devido a esse deslocamento da realeza para cá. Com isso houve uma abertura do tratado que obrigava o Brasil a somente exportar produtos para Portugal por exemplo. Abrindo o nosso mercado a todas as nações amigas de Portugal.

Transição de colônia para uma extensão de Portugal

Em 1815, Dom João XI decretou que o Brasil não seria mais uma colônia. A Partir dali se tornou Reino Unido de Portugal e Algarves. Com isso o Brasil ganhou ainda mais liberdade de ação abrindo cada vez mais espaço para se tornar independente. Um fato importante para aprender como aconteceu a independência do Brasil.

Um fato importante aconteceu em Portugal em 1820. Quando ocorreu a revolução do Porto como é conhecida. Foi uma revolta popular pedindo a volta da realeza a sua terra natal. Além disso exigia que o Reino Unido de Portugal e Algarves se tornasse colônia de Portugal novamente.

Com isso em 1821 Dom João XI foi forçado a voltar a Portugal. Porém ele deixa o seu filho que mais seria conhecido como Dom Pedro I, como príncipe regente do Brasil. Mesmo assim a alta cúpula portuguesa manteve a pressão para transformar o Brasil novamente em uma colônia.


Independência ou morte

Com um decreto português sendo emitido para que Dom Pedro I voltasse a portugal também. É importante para entender como aconteceu a independência do Brasil.  Dom Pedro fez então um abaixo assinado com alta sociedade do Brasil na época. Dizendo que não sairia do Brasil.

Isso em 9 de janeiro de 1822 também conhecido como dia do fico. Com isso Portugal ameaçou o Dom Pedro com uma retomada do brasil colônia a força. A resposta foi dada por sua esposa já que o regente do Brasil estava em viagem. Um pedido de rescisão política definitiva entre ambos os países.

O responsável por levar a mensagem foi atrás de Dom Pedro que havia ido procurar apoio em São Paulo. Foi então que ao encontrar o futuro rei do Brasil às margens do rio Ipiranga. Como aconteceu a independência do Brasil  foi nesse processo. Com a tão célebre frase de Dom Pedro I, independência ou morte!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pressão atmosférica - O que é e como calculá-la

Teocentrismo - Definição e Exemplos do que é ser teocentrico

O Trabalho escravo no Brasil - Dados importantes