Como a lua influencia na Terra? Interferência nas marés, plantas e seres vivos


A vida na terra seria muito diferente sem o nosso satélite natural. A maioria concordaria que o aumento e a queda diários da lua, juntamente com os ciclos mensais de enceramento e diminuição, têm efeitos nos nossos oceanos e mares.

Os ciclos da lua, no caso suas quatro fases são determinantes para alguns aspectos da vida na Terra, tudo por conta do seu magnetismo e intensidade com que reflete a luz solar ao circundar ao redor da Terra.


Influência nas marés


As marés são cruciais para a vida: piscinas de maré, abrigadas e renovadas em ritmo com estes ciclos, catalisaram algumas das primeiras ecologias estáveis e ainda representam nichos únicos.
Embora possa não ser tão amplamente reconhecido ainda, está se tornando mais claro que a lua também afeta o fluxo de água através das plantas: a seiva se move mais vigorosamente durante a fase de enceramento à medida que a lua cresce até ficar cheia, e abranda enquanto a lua diminui para um crescente matinal fino.

As leis de gravidade de Issac Newton explicam que as marés existem porque a água nos oceanos está sendo puxada pela gravidade da lua. Tanto a lua quanto o sol puxam sobre a terra, mas uma vez que a lua está muito mais perto ela tem um efeito maior do que o sol muito maior. Nossos oceanos são mais afetados quando a lua e o sol puxam de lados opostos da terra, ou quando eles puxam do mesmo lado, resultando em marés mais altas.

Se a lua pode puxar água no oceano para causar marés, certamente também afeta a água nas plantas e no solo. Afirma-se que na lua nova e cheia mais água é puxada para a superfície do solo, o que tem o efeito de acelerar o processo de germinação.


Influência nas plantas e colheitas

A ideia de que a lua afeta o crescimento da planta é uma velha que é acreditada por muitas pessoas. Pode ser encontrada no folclore das antigas sociedades que vão desde os celtas na Grã-Bretanha até os Maoris na Nova Zelândia.

Hoje, ainda é uma tradição rural e na maioria dos países você pode comprar calendários de jardinagem lunar.

Os especialistas lunares sugerem que você escolhe fruta na lua cheia para o mercado, pois vai pesar mais e escolher na lua nova para consumo pessoal, porque as lojas de frutas melhor. As sementes também germinam mais rapidamente quando plantadas sob a fase direita da lua.

Influências nos seres vivos


Mamíferos, incluindo humanos, têm um mecanismo interno de cronometragem chamado relógio biológico que controla ritmos circadianos em Fisiologia, Bioquímica e eventos moleculares. Todos sabemos como o nosso sistema fica lixado quando voamos através dos fusos horários.

É um pequeno salto de lógica pensar que as plantas, que são tão dependentes da luz, também têm tal sistema e, na verdade, têm. Mas o seu sistema é externo e controlado pelo ambiente. É incorreto pensar que as plantas se comportam como animais. Eles não têm um relógio interno de 24 horas como nós.

Referências


CORTES, Rafaela. 4 Fases da Lua – Nomes, Características e Quanto Tempo Duram. 2019. Disponível em < https://www.gestaoeducacional.com.br/ >

SILVEIRA, Fernando. Marés, fases principais da lua e bebês. Universidade Federal do Rio Grande do sul, 2003. Disponível em < https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/85059 >

MARTINS, Langhi. Uma proposta de atividade para aprendizagem significativa sobre as fases da lua. Disponível em < http://www.relea.ufscar.br/index.php/relea/article/view/13 >

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pressão atmosférica - O que é e como calculá-la

Teocentrismo - Definição e Exemplos do que é ser teocentrico

O Trabalho escravo no Brasil - Dados importantes