Guerra da tríplice aliança - Resumo da história



A Guerra da tríplice aliança, também conhecida como Guerra do Paraguai foi o maior conflito militar internacional ocorrido na América do Sul no século XIX. Na guerra, que ocorreu entre os anos de 1864 e 1870, o Paraguai lutou conta a Tríplice Aliança formada por Brasil, Argentina e Uruguai.

O conflito, que foi um reflexo da consolidação das nações da bacia platina formada por Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, deixou uma grande destruição e persistentes mitos, que perduram até os dias de hoje, passando a ser um divisor de águas para os países envolvidos no confronto.

É estimado que mais de 100 mil pessoas tenham morrido na época, somando o conflito, a fome e as doenças, como acontecia em geral com as guerras no século XIX. A verdade é que a guerra foi bastante sangrenta, o Paraguai teve uma parte relevante da sua população dizimada e o Brasil endividou-se severamente.

Causas da Guerra da tríplice aliança

A Guerra da tríplice aliança possui causas extremamente complexas, envolvendo disputas territoriais entre países em que as fronteiras e identidades nacionais estavam sendo consolidadas, além de interesses políticos e econômicos da região Platina.

Dessa maneira, com a ascensão do ditador paraguaio Francisco Solano López, o país passou a entrar em conflitos naquela região. Inclusive se opondo ao Brasil que em 1864 estava envolvido em conflito armado contra o Uruguai. O Brasil havia organizado tropas, invadido e deposto o governo uruguaio do ditador Aguirre. Fato que não agradou o ditador paraguaio, pois contrariava os seus interesses.

Assim, em retaliação ao Brasil, o Paraguai aprisionou no porto de Assunção o navio brasileiro Marquês de Olinda, atacando em seguida a cidade de Dourados, em Mato Grosso, isso foi  o estopim da guerra.

Além disso, com o objetivo de conquistar o Rio Grande do Sul, em maio de 1865, o governo paraguaio fez várias incursões armadas em território argentino. Dessa maneira, para combater as pretensões do ditador Solano López, Brasil, Argentina e Uruguai firmaram um acordo militar chamados de Tríplice Aliança.

Após diversos anos de conflito e um Paraguai esgotado pelas sucessivas derrotas, a Guerra da tríplice aliança teve fim em 1870, quando soldados brasileiros mataram o ex-ditador paraguaio Solano López.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pressão atmosférica - O que é e como calculá-la

Teocentrismo - Definição e Exemplos do que é ser teocentrico

O Trabalho escravo no Brasil - Dados importantes